FLORESTAS COMESTÍVEIS
Iniciado em 2020, o projeto de pesquisa intitulado "FLORESTAS COMESTÍVEIS, O POTENCIAL DA BIODIVERSIDADE ALIMENTAR NATIVA NA FLORESTA NACIONAL DE IPANEMA" tem por objetivo inventariar a biodiversidade alimentar da flora nativa brasileira na Floresta Nacional de Ipanema (Flona de Ipanema). A idéia principal desse projeto é demonstrar o seu uso potencial, múltiplo e sustentável das espécies alimentícias nativas, e buscando descrever os usos alimentares atuais, e o potenciale potenciais dessas espécies para o manejo ecológico e sua inserção em cadeias produtivas, como forma de contribuir com os objetivos da Flona de Ipanema e seus programas.
A finalização da primeira etapa do projeto ao fim de 2022 deu origem ao inventário de Plantas Alimentícias Nativas da Flona de Ipanema contendo 22 espécies. Em 2023, as pesquisas bibliográficas e de campo para a identificação de novas espécies alimentícias, foram retomadas, dando continuidade a nova faze do projeto. Esta etapa prevê a coleta de material fitogenético, permitindo ampliar a capacidade da utilização dessas matrizes e o manejo ex situ de diversas espécies a partir da produção de mudas e do banco de sementes junto ao viveiro florestal da UC, que hoje atende a projetos de restauração e enriquecimento florestal de áreas da UC e de seu entorno.
Em paralelo foram iniciadas as análises de viabilidade da implantação das atividades e projetos apresentados com resultado da pesquisa.